Transtornos de Ansiedade

 

  O que é:

Ansiedade é um sentimento normal que faz parte da vida cotidiana do ser humano. É um sinal de alerta produzido na mente para indicar um “perigo emitente”, real ou imaginário, marcado por sensações desagradáveis , tais como uma sensação de vazio no estômago, aperto no peito, dificuldades para respirar, transpiração e taquicardia.
Pessoas ansiosas têm um vasto número de sintomas: sensações de desconforto, insatisfação, baixa-estima, insegurança, medos, irritabilidade, somatizações (tensão muscular, dores no corpo, cefaléia, distúrbio digestivo).
As crianças costumam manifestar sua ansiedade por medos, recusa de se afastar dos pais, xixi na cama, insônia, pesadelos, pavor noturno, queda do rendimento escolar.
A intensidade dos sintomas, a constância e o comprometimento do bem estar diário é o que caracterizam o Transtorno de Ansiedade.


  Principais Sintomas:

- Sintomas Neurovegetativos (Sistema Nervoso Autônomo): Sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, palidez ou rubor, mãos úmidas, tremores de extremidade;
- Sintomas Psicossomáticos: Cefaléia, tontura ou vertigem, vômitos, enjoou, gastrite, colite, prurido ou urticária, queda de cabelo, tensão e dores musculares, dificuldades para dormir e relaxar;
- Sintomas Conversisvos: Tontura ou vertigem, paralisias, perda da voz, desmaios e crises conversivas.


  Tratamento:

O tratamento é feito com psicólogo: psicoterapia (para tratar a causa, a raiz da ansiedade) e com psiquiatra: medicamentos (para tratar os sintomas).
Os medicamentos usados para o tratamento são os ansiolíticos (benzodiazepínicos) e os antidepressivos. É sempre importante que o paciente consulte um médico, pois esses medicamentos são controlados e precisam de receita.


  Transtornos associados:

- Stress;
- Stress pós-traumático;
- Fobias;
- Síndrome do Pânico;
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo;
- Anorexia Nervosa.